Imposto de Renda

IMPOSTO DE RENDA

É comum ouvirmos expressões como “prestar contas ao leão” para designar o pagamento do imposto. Também é fato: quase sempre que lemos algo sobre o mesmo em uma revista ou jornal, por exemplo, sempre vemos a imagem do felino. Tudo isso começou em 1979, quando a Receita Federal decidiu criar uma campanha publicitária para divulgar o tributo. Após a análise de muitas propostas, se decidiu que a imagem do leão era ideal para a campanha: um animal justo; leal; forte, embora não ataque sem avisar; manso, mas não bobo.Esta era justamente a idéia que se queria passar: o governo não seria condescendente com a sonegação. A repercussão da campanha publicitária do leão foi um sucesso, uma vez que até hoje a imagem do animal, embora não seja mais usada pela Receita Federal, é diretamente associada ao Imposto de Renda.

Todos os anos, os contribuintes têm cerca de dois meses para enviar a declaração para a Receita Federal. O prazo vai de 1º de março até o último dia útil do mês de abril. Quem declara mais cedo também tem preferência na hora de receber a restituição (caso tenha direito).

Quem perde o prazo de envio da declaração precisa pagar uma multa para a Receita Federal. A multa para quem coloca informações erradas ou deixa de colocar dados importantes de propósito (sonegação) é de 150% do imposto devido.

Declarar o imposto de renda é uma tarefa anual.

Não deixe para a última hora, organize seus documentos.

Estamos à disposição para orientações e elaboração da sua declaração.

Comments are closed.